

Clicando no link site Craftsy você vai encontrar o tutorial em inglês.
Aqui vai ele traduzido pra você:
Para começar você vai precisar de uma agulha de crochê e uma agulha de tricô, no tamanho desejado.
Vamos fazer apenas uma amostra, ok?
Passo 1
Faça 21corr. 1 pb na segunda corr à contar da agulha e em cada uma das outras corr. Essa é a base do seu crochê peruano. No final da carreira você vai ter 20 pb.

Passo 2
Quando você chegar no final da primeira carreira, puxe a laçada, como mostra a figura, e coloque-a na agulha de crochê.

Passo 3
Puxe a laçada de cada ponto baixo da carreira e coloque-os na agulha de tricô.
Passo 4
Depois de puxar e inserir as laçadas na agulha de tricô, você vai ter um total de 20 laçadas na agulha de tricô. Vai ficar assim:

Passo 5
Tire todas as laçadas da agulha de tricô. Ficará assim:

Passo 6
Insira a agulha de crochê em 5 laçadas. Dessa forma:

Passo 7
Dê uma laçada na agulha de crochê e puxe através das 5 laçadas. Faça 1 corr (essa correntinha é como se fosse a correntinha que fazemos para virar o trabalho. Portanto ela é feita apenas no primeiro grupo de laçadas da carreira).

Está vendo o meio do grupo das 5 laçadas? Parece o olho de um tornado.

Passo 8
Faça 8pb no meio das 5 laçadas (o número de pb depende do número de laçadas que você fez. No caso dessa amostra estamos fazendo grupos de 5 laçadas, por isso 5 pb. Se você fizer grupos de 3 laçadas, você fará 3pb, por exemplo).

Passo 9
Você fez o seu primeiro grupo!!! Insira a agulha de crochê nas próximas 5 laçadas.

Passo 10
Dê uma laçada na agulha, puxe através das 5 laçadas formando mais um grupo. Faça 5pb. (Lembre-se: NÃO faça a corr. Ela é feita apenas no primeiro grupo).
Passo 11
Continue fazendo os grupos de laçadas, como no passo 10, até o final da carreira.

Passo 12
Note que os pontos baixos que foram feitos em cada grupo de laçadas formaram a base para a próxima carreira. Puxe cada laçada de cada pb, como você fez no início, e passe as laçadas para a agulha de tricô.

Passo 13
Continue da mesma forma como explicado nos passos anteriores até você obter a quantidade de carreiras desejada.
Dicas: Faça vários testes com agulha de tricô de tamanhos diferentes. É a agulha de tricô que define o tamanho da laçada. Eu gosto de usar as agulhas grossas, acho que dá um efeito bem diferente. Teste também o número de laçadas dos grupos. Faça uma amostra com 3, com 5, com 8, enfim, as opções são infinitas, e é testando que a gente aprende!
É possível fazer inúmeros trabalhos lindos com o crochê peruano. Aqui vai algumas imagens para você se inspirar e colocar a mão na massa!



